quarta-feira, 7 de novembro de 2012


            Escola Municipal de primeiro grau: Adão Ferreira de Souza
Diretora: Maria Bethânia Ferreira da Costa
Professor: Uzias Gonçalves Monteiro
 Plano de aula

Disciplina: Língua portuguesa e matemática;

Tema :Estudos dos dígrafos;

Objetivos : Identificar os dígrafos, desenvolver a leitura, a digitação, reconhecer as 
sílaabas e formar palavras;

Público alvo: A faixa etária entre 09 a 11 anos;  Série 4ªano;

Estratégia: Os  textos a ser trabalhados  são música bem conhecidas e que as crianças gostam de cantar;

Procedimentos  Metodológicos: Ligar o Laptop, localizar no Menu-Tutorial o aplicativo KWord  (processador de textos ) digitar os textos deixando lacunas a ser preenchidas com os dígrafos.

Avaliação: Será avaliado a participação o interesse, desempenho e disciplina.

Bibliografia: Coleção No cotidiano escolar, Solange Valadares e Rogéria Araújo ,EDITORA FAPI INDÙSTRIA GRÀFICA LTDA. Belo Horizonte-MG.

3. Item.   Atividade de Língua portuguesa – Dígrafo
Complete as letras das  músicas com as sílabas-dígrafos
Nho  qua  ch   nho  nho  nhos  quan nha  chi  nha  nho   nho  nho qua

 Meu pinti_____    amareli_____
Cabe  aqui  na  mi_____ mão
______do   vê algum  bi______  ______
Com  seus pezi______  ele  cisca o   ____ão.
Ele bate as asas
Ele faz  piu-piu
Mas tem muito  medo
Do gavião.
 
 A galinha do vizi­­______
A gali______   do  vizi_______
Bota um, bota dois
Bota  três, bota  ______tro
Bota cinco, bota seis
Bota   sete, bota oito
Bota nove, bota  dez!

Professor: Uzias Gonçalves  Monteiro






4 .Item. ‘’ Minhas Impressões sobre a Tecnologia na Educação’’
Sabe-se que é na escola o verdadeiro lugar para adquirir e construir o conhecimento científico.   É também  um referencial teórico, prático e pedagógico.   É onde formam-se  as pessoas para vida, para o trabalho, desenvolvendo a   sociedade intelectualmente para o amanhã.
 Mediante essas questões considera-se que a  Tecnologia na Educação não pode ser um caso isolado mais que deve fazer parte da grade curricular como disciplina obrigatória no ensino  fundamental,  incluindo as séries iniciais. Pois a inclusão digital é fato e o avanço da ciência e tecnologia é rápido e o papel da escola é acompanha essa evolução. Partindo desse pressuposto, teríamos uma educação pública de rmelhor qualidade, alunos mais preparado, com uma formação mais competitiva com os  concorrentes  num futuro bem próximo.
 Lamenta-se que a tecnologia digital nas escolas públicas ainda não seja suficiente para atender a demanda de estudantes dessa rede de ensino.  Por isso o Projeto UCA é um implemento  significativo para a educação pública que deve ser mantido, ampliado e melhorando a qualidade dos laptops. Já que tudo gira em torno da informática, principalmente as pesquisas solicitadas pelos professores. O UCA, na Escola  Adão Ferreira é uma realidade que deu certo em comparação as outras escolas do Município. Não é orgulho mas é lamentável ver a realidade de muitas pessoas que sentem vergonha por não saber nada de informática,

Professor :Uzias Gonçalves Monteiro
Porto Grande-AP




5. Item. Exercício de introspecção

Neste módulo  precebeu-se  que há uma gama de conhecimento a ser alcançado porém os estudos foram satisfatório, despertou curiosidade e provocou discussão que serviu de argumentos e reflexão para elaborar e concluir este exercício. Tive dificuldades para executar as postagens pois a internet que usamos não é das melhores  mas o importante é  conseguir postar todas as atividades deste módulo. Não tenho  muitas habilidades com a informática mas sou um aluno responsável e aplicado acredito merecer a nota:  MS –médio superior   









Professor :Uzias Gonçalves Monteiro
Porto Grande-AP


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